terça-feira, 12 de agosto de 2008

LIVRO - A TERCEIRA MULHER


Autora: Lucilene Machado

Número de páginas: 112

Formato: 14 cm por 20,7 cm por 0,56 cm

ISBN: 978-85-7794-131-5



Fale com a autora: lucilenemachado@terra.com.br





R$ 23,00










Não é preciso apresentar a autora. Seus textos e ela mesma o fazem com mestria. É preciso comentar, no entanto, que, para mim, a escritora Lucilene Machado nasceu há 10 anos com “Esponja de aço”, agora parte desta coletânea. Esse texto desvelou e me pôs a refletir sobre um recanto do pouco explorado universo da alma feminina, terreno paradoxal, carente de exploração e desvendamentos. E, sem dúvida, o fazer refletir, o desvelar é o compromisso da boa literatura, como comprova este A terceira Mulher. Tanto é assim que as crônicas deste livro sobrepõem os vários lados da mulher até fazer emergir uma ainda indecifrável “terceira margem” - a sempre enigmática terceira margem -, na qual tudo se torna movente, desestabilizado, marcado por altos e baixos, por angústias, alegrias, sonhos, tudo o que é próprio da universalidade abarcada pela literatura, a despeito do gênero em que se apresenta. Os textos reunidos nesta obra casam o despojamento da crônica com o jogo do ser e parecer. O “ser para os outros” e o “ser para si mesma” não se tornam uma opção final, engendram a “terceira mulher” que se manifesta, principalmente, na fragilidade e sensualidade, essência da anima feminina, camuflada na poesia e figuras inusitadas do texto prazeroso e envolvente de Lucilene. O tom confessional que perpassa as crônicas cria um sentimento de intimidade cujo efeito é despertar os fantasmas das lembranças, fazer emergir a “terceira mulher”, dissimulada por todas nós em nossas vivências medíocres e mesquinhas. Desfiar as mulheres que existem em nós até encontrar a mulher compromissada com os próprios sentimentos, com as próprias sensações, torna-se obrigação depois de desfiar as instigantes crônicas de A terceira mulher. E que esta seja nossa companheira fiel e constante.



Profa. Elizabeth Bilange (Dra. em Literatura pela USP)



--------------------------------------------------------------------------------


Sobre a Autora



Lucilene Machado é professora universitária e também atua como pesquisadora da Literatura Sul- Mato-Grossense no Instituto Histórico Geográfico-MS. É mestra em Estudos Literários pela UFMS, tendo como objeto de estudo as amizades literárias de Clarice Lispector. Foi bolsista da Agencia EspañoIa de Cooperación Internaciona-AECI, pela Universidade Complutense de Madrid. Publicou Pântua (poesia, 1998); O gato pernóstico (literatura infantil, 1999); Fio de saliva (contos, 2004); Claricianas (minibiografias ficcionais, em parceria com Edgar César Nolasco, 2006) e Claricianas (Portugal, 2007) E membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e da Federação de Academias de Mato Grosso do Sul, Foi cronista no Jornal Correio do Estado, de Mato Grosso do Sul. Tem textos publicados na Espanha, Itália, Venezuela e Portugal.

Um comentário:

Oswald disse...

Usted tiene una muy buena página web con mucha información, me gusta mucho. Mantener el buen trabajo! Puede blog en la lengua de su país para que diga si Google Herramientas del idioma alemania> Su lengua en el hogar el vínculo http://www.rentner-haben-keine-zeit.de
Por favor, lea, haga clic en los anuncios Google.