quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 de Setembro: silêncio em Nova Iorque



14h50m
Familiares das vítimas do 11 de Setembro estão no “Ground Zero”, em Nova Iorque, para assinalar os sete anos do ataque terrorista às Torres Gemas, que causou cerca de três mil vítimas.

Em memória dos que morreram nos ataques às torres gémeas, foram já assinalados dois momentos de silêncio. Um primeiro minuto de silencio às 8.46 horas (13.46 em Portugal), à hora a que o primeiro avião atingiu a torre norte do World Trade Center. Às 9.03 (14.03), um outro minuto de silêncio vai assinalar o embate de um segundo avião na torre sul.

No início da cerimónia, o mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg dirigiu-se a uma multidão em lágrimas com uma frase que resume as consequências, para lá das três mil vidas perdidas, do 11 de Setembro. “Hoje assinala-se o sétimo aniversário sobre o dia em que o nosso mundo ruiu”, disse.

As cerimónias ficarão marcadas, ainda, por dois outros minutos de silêncio: às 9.59 horas (14.59), a assinalar a queda da torre norte, e às 10.29 (15.29 em Portugal) para assinalar o desmoronamento da torre sul.

Durante o dia está prevista a passagem, sem silêncio, de John McCain e Barack Obama. Os candidatos republicano e democrata às eleições presidenciais norte-americanas suspenderam a campanha eleitoral, cada vez mais dura, para prestarem homenagem às vítimas do 11 de Setembro.

Há também cerimónias para assinalar as vítimas do ataque ao pentágono, presume-se com outro avião, no mesmo dia, em Washington, e na Pennsilvania, onde um outro avião, também desviado, terá sido despenhado pelos próprios passageiros, num acto alegado heróico, retratado no filme Voo93, que muitos questionam.

Jornal de Notícias - Portugal

Nenhum comentário: