quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Agamenon Almeida: entre a poesia e o romance





Baiano de Piritiba, Agamenon Almeida, 55 anos, que há 10 anos reside em Salvador, é um entusiasta da literatura. O aposentado é autor da coletânea de poesias A Lua e a Rua (Bureau Gráfica e Editora, 2006) e já tem dois livros do gênero prontos para serem lançados, A vida e sonho, previsto para sair até o fim de 2008, e outro ainda sem título definido.

Mas não é só poesia que atrai o escritor, que por 26 anos trabalhou no Banco do Brasil, até se aposentar em 2003 na agência Piedade, na capital da Bahia. Almeida trabalha em dois romances O Portal e Quatanmandu e em uma fábula infantil, Bigulino. Os três ainda não têm previsão de lançamento.
O interesse pela literatura foi despertado na infância pela literatura de cordel. O autor passava as manhãs de domingo ouvindo as primas declamarem as histórias fantásticas de Encontro de Canção de Fogo com Pedro Malazarte, de Minelvino Francisco Silva; Coco Verde e Melancia, de José Camelo; A Chegada de Lampião ao Inferno, de José Pacheco da Rocha; entre outras. Mas, como lembra, o desejo de ser escritor surgiu somente através de uma professora de português, que o aconselhou a escrever a primeira poesia. “Naquela época, queria, na verdade, ser cantor”, conta.

O que significa ser poeta?

Significa sentir, traduzir e interpretar todos os anseios humanos, desde aqueles aparentemente insignificantes até os mais grandiosos. O poeta deve gostar de gente, da natureza, ter fé e ser um sonhador.

Escrever é uma necessidade para o senhor?

A poesia e o ato de escrever fazem de mim um cidadão do mundo, partícipe de sua realidade e de sua transformação. Escrevo não só para passar um sentimento, mas também para falar com as pessoas, fazendo-as vibrar apaixonadamente para que a vida possa ser vivida em sua plenitude. Escrevo com paixão e devoção. Coloco-me inteiramente em tudo o que faço.

Quais os temas que mais despertam seu interesse?

Os temas que mais despertam minha atenção são as preocupações sociais, a saga nordestina, os conflitos do homem, o amor e a paz. Tenho bastante interesse pelo homem, suas angústias, desejos e aspirações.

Sobre o que tratam as poesias de A Lua e a Rua?

A Lua e a Rua é uma coletânea de poesias de diferentes fases, mas basicamente com um único enfoque: a busca de si mesmo. Mostro que podemos chegar onde estiverem os nossos sonhos. Pretendo provocar uma reflexão nos leitores sobre o mundo que queremos e o mundo que estamos construindo.



Qual a sua proposta com o livro infantil Bigulino?

Nessa fábula conto a história de um menino que se perde na floresta e é cuidado pelos animais. De forma lúdica explico porque existem as formigas, as abelhas e os outros animais, e qual a importância deles para a natureza. Quero passar valores para as crianças, mostrando o contraponto entre a cultura atual, segundo a qual somos superiores aos demais animais; e a relação do homem com esse meio perfeito que é a natureza. O ser humano destrói o meio ambiente de forma predatória sem se preocupar com a sua vida e das gerações futuras. Coloco os valores sutilmente, para crianças compreenderem de forma lúdica que o ciclo da natureza é fundamental para a sobrevivência do homem na terra.

http://www.agamenonalmeida.com/

Nenhum comentário: